Jogos Abertos do Paraná

Conferência do Esporte reúne mais de mil participantes em Foz do Iguaçu para definir o futuro esportivo do Paraná

Encontro na Tríplice Fronteira vai fechar o Plano Decenal que irá nortear as ações no esporte do Estado na próxima década

02.09.2025  |  1.352 visualizações

De 2 a 4 de setembro, Foz do Iguaçu se destaca como o epicentro das decisões sobre os próximos dez anos do esporte paranaense. A Conferência Estadual do Esporte, promovida pelo Governo do Estado, mobiliza gestores, atletas, paratletas e especialistas, que ao longo de três dias debatem as estratégias do futuro Plano Decenal do Esporte 2026-2035.

O evento acontece no Rafain Palace Hotel & Convention e conta com a participação de autoridades e gestores esportivos. A iniciativa, pioneira no Brasil, busca consolidar políticas públicas que atendam diferentes perfis, promovam inclusão social e fortaleçam a infraestrutura esportiva.

Entre os destaques da programação, estão as câmaras temáticas, que tratam de três grandes eixos: Formação Esportiva (com foco em crianças e adolescentes), Excelência Esportiva (voltado ao rendimento e preparação de atletas) e Esporte para Toda a Vida (que incentiva hábitos saudáveis em todas as idades). Ao final dos debates, o Plano Decenal será formatado em projeto de lei para tramitar na Assembleia Legislativa do Paraná.

A abertura, na tarde da terça-feira (2), trouxe momentos marcantes, como as palestras de Emanuel Rego, diretor-geral do Comitê Olímpico Brasileiro, e André Domingos, medalhista olímpico do atletismo. Eles compartilharam experiências e reforçaram a importância do esporte como ferramenta de transformação social.

A Conferência Estadual do Esporte representa um marco não apenas para o Paraná, mas para todo o Brasil, reunindo cerca de mil pessoas que contribuem decisivamente para os rumos do esporte nacional na próxima década.

“Chegamos ao final do primeiro dia da Conferência Estadual do Esporte. Um dia maravilhoso, muita emoção, desde o primeiro ato no hino nacional, até o encerramento com a apresentação dos nossos campeões Olímpicos. Muito bacana, muita coisa boa. Esse é o momento para a gente pensar o esporte do Paraná nos próximos 10 anos. Amanhã tem mais”, finalizou Clésio Prado, diretor de fomento da Secretaria de Estado do Esporte.

Leia também...
04.09.2025

Encontro reuniu os coordenadores regionais e reforçou importância da articulação local para o fortalecimento do esporte paranaense

01.09.2025

Evento é um marco na gestão esportiva do Brasil e vai discutir o esporte para a próxima década no Estado

11.08.2025

Jogos em Marechal Cândido Rondon cravou representantes que estarão em Apucarana em Setembro

09.08.2025

Bom de bola continua neste domingo (10) com a definição de mais alguns finalistas